segunda-feira, 23 de maio de 2011

‘Chuva de Bala’ chega aos 10 anos com nova roupagem

O espetáculo teatral “Chuva de Bala no País de Mossoró” chega aos 10 anos e será encenado com nova roupagem este ano. O ator e diretor João Marcelino informou que o texto, escrito pelo poeta e dramaturgo mossoroense Tarcísio Gurgel, receberá trechos do original que não haviam sido utilizados anteriormente.

As novidades não param por aí. A música continua sendo obra de Danilo Guanais, mas em vez do estilo Pop que marcava o ritmo do espetáculo, surge algo mais nordestino: forró, baião e xaxado. Uma parceria que envolve o engenheiro de som Eduardo Pinheiro.

A coreografia e o figurino também serão modificados. O bailarino e coreógrafo Hikaroo Mendonça assinará as mudanças vislumbradas por João Marcelino, que aposta em novos desenhos coreógrafos para incrementar cenas com um padrão de beleza diferente das edições anteriores. O artista Marcos Leonardo assumiu a idealização e criação dos figurinos. Leonardo fez uma pesquisa no vestuário da década de 1920 para incrementar a roupa de todas as personagens, o que resultará em uma apresentação voltada mais para o Nordeste brasileiro.

O elenco do “Chuva de Bala” é formado por 60 atores, atrizes, bailarinos e bailarinas, dos quais a maioria é novo participante. O espetáculo conta ainda com a participação de 20 crianças do projeto PETI como “Os meninos do Algodão Doce”. E mais ainda atores, atrizes, bailarinos, bailarinas e capoeiristas que interpretarão o Bando de Lampião, os Heróis da Resistência, as Heróicas Mulheres mossoroenses e as Penitentes da procissão das Viúvas.

Nos dois últimos anos o espetáculo contou com a narração das personagens “Tonha”, Totonha” e Toinha”, que saem de cena para dar vez a “Tonho”, Tontonho” e Toinho”, que contam e cantam em ritmo de forró, xote e baião a história da cidade, como três artistas populares, fazendo mágicas, presepadas e poesia.

O Diário do Coronel Antonio Gurgel serve de inspiração para a refilmagem da nova versão do filme “Memória de Gatinho”, que será rodada numa locação nos arredores de Mossoró e que será uma das maiores atrações dessa edição do, retratando a prisão do Coronel pelo Bando de Lampião, que estava a caminho de sua propriedade Brejo em busca de sua esposa.

O diretor João Marcelino também fez alterações nos atores que interpretariam os principais personagens do espetáculo. Uma das novidades é a presença do vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor doutor Aécio Cândido de Sousa, que interpretará o prefeito Rodolfo Fernandes. Veja abaixo como ficou a definição relacionada às personagens:

Quem interpreta

PREFEITO RODOLFO FERNANDES – Aécio Cândido   
VIRGULINO FERREIRA LAMPIÃO – Jeyzon Leonardo   
TONHO – Leonardo Wagner   
TOTONHO – Erismar Cunha  
TOINHO – Romero Oliveira  
ANTONIO GURGEL – Cícero Lima
TENENTE LAURENTINO – Fábio Torres 
PADRE MOTTA – Renilson Fonseca
JARARACA – Danilo de Souza
MASSILON – Damásio Costa  
COLCHETE – Lígia Kiss  
SABINO – Higor Fortunato  
VIÚVA 1 – Tony Silva  
VIÚVA 2 – Luciana Duarte        
VIÚVA 3 – Jakelina Martinelli 
GATINHO – Madson Ney

Nenhum comentário:

Postar um comentário